fbpx
dicas de inglês - Notícias - Sem categoria

Como melhorar o “listening”

Como melhorar o “listening”

listening

A principal dica para quem quer melhorar sua compreensão oral da língua inglesa é: pratique o máximo possível! É preciso ouvir o máximo possível em inglês; quanto mais você praticar, mais fácil a compreensão se tornará. A exposição contínua à língua fará com que seja mais fácil para você identificar as idéias principais de uma conversa, uma notícia, uma música, etc.

Com a prática você vai se acostumar a ouvir expressões, combinações de palavras e sentenças freqüentemente usadas. Isso fará você ouvir e falar mais rápido. Aprender palavras isoladas ajuda; porém, não é assim que a comunicação real ocorre.

É importante também que você não fique tenso ou ansioso antes de ouvir um texto ou um diálogo. A tensão só vai fazer com que você se desespere e perca o foco na atividade. Evite pensamentos como: eles vão falar rápido demais ou eu não vou entender nada. Em sala de aula foque no objetivo do exercício, na informação que você precisa para completar a atividade e não em entender tudo o que foi dito. O professor não vai pedir um relatório detalhado do que você ouviu, apenas as informações solicitadas na atividade.

Algumas sugestões para praticar o listening em casa:

    • Veja filmes que você já conhece sem legenda. Como você já está familiarizado com a história será mais fácil entender o que está acontecendo e você pode prestar atenção no que é falado. Você pode tentar também assistir uma cena com legendas em português e depois ver a mesma cena sem a legenda.
    • Procure a letra das suas músicas preferidas. Escute a música e veja como as palavras são pronunciadas.
    • Ouça rádio em inglês. Nas rádios, você tem a oportunidade de ouvir a intonação e ritmo natural da língua inglesa. Você pode experimentar a BBC ou a CNN.
    • Ouça áudio books em MP3. Você pode baixar e ouvir clássicos da literatura universal em inglês gratuitamente.  Experimente baixar livros de domínio público nos sites Free Classic Audio BooksAudio Books for Free e LibriVox. 
    • Ouça MP3 de assuntos diversos. Para conseguir se expressar em inglês sobre qualquer matéria, ouça MP3 de vários assuntos. São excelentes os MP3 gratuitos produzidos pelas rádios BBC (6 Minute English) e ABC da Austrália (Podcasts by subject).
    • Assista a programas e filmes para crianças. Nesses materiais o vocabulário é simples e repetido várias vezes para ajudar às crianças a aprenderem rapidamente. 
    • Veja vídeos no Youtube que tratam do assunto. Muitos professores de inglês produzem vídeos com dicas de inglês valiosas, como por exemplo:

 

O que você faz para melhorar o seu listening? Deixe o seu comentário!